Pesquisar canções e/ou artistas

31 março 2010

90. Cor de rosa choque

Para Rafaella Lemos

A irreverência e o autodeboche são importantes e decisivas características da obra de Rita Lee. Ela sabe reivindicar elementos historicamente limitados ao universo masculino e agregá-los, com muito bom humor, ao feminino.
"Cor de rosa choque", de Rita Lee e Roberto de Carvalho é um belo exemplo de uma temática recorrente na produção alegre e interessada, longe do fantasma reducionista do politicamente correto, da mutante. Do disco Rita Lee e Roberto de Carvalho (1982), a canção trabalha com o recurso da quebra de expectativa do ouvinte, joga com os sentidos.
Eva (figura da mitologia bíblica) não é, para o sujeito da canção, apenas a que desvio Adão do caminho do bem. Eva é apresentada de forma plena (bela e fera). Temos a indicação de um sexo, que por ser frágil, deveria fugir à luta, mas não foge, pois não é tão frágil quanto se supõe.
E ainda há referência às ocupações da mulher, para além da parceira sexual do homem. Ora, se nem só de pão vive o homem, "nem só de cama vive a mulher". Estas brincadeiras com o conteúdo da história enriquecem a mensagem do sujeito da canção.
Obviamente, o sujeito vai buscar na singularidade feminina os argumentos certos para persuadir o ouvinte. Como a referência a "um certo sorriso de quem nada quer", por exemplo, apontando o dom de iludir: a graça de toda mulher.
A sacada de mestre do sujeito está no refrão que aponta que, se é rosa (cor, simbolicamente, das meninas, por representar certa candura e condoquice) é também choque. E choque gravado no sentido de confronto mesmo. Embate com a ideologia reducionista das possibilidades da mulher. Aliás, como canta o sujeito de "Pagu", canção da Rita Lee em parceria com a Zélia Duncan, "sou mais macho que muito homem", entoa nos entresons de "Cor de rosa choque".

***

Cor de rosa choque
(Roberto de Carvalho / Rita Lee)

Nas duas faces de Eva
A bela e a fera
Um certo sorriso de quem nada quer
Sexo frágil, não foge à luta
E nem só de cama vive a mulher

Por isso não provoque
É cor de rosa-choque

Mulher é bicho esquisito
Todo mês sangra
Um sexto sentido maior que a razão
Gata borralheira, você é princesa
Dondoca é uma espécie em extinção

Por isso não provoque
É cor de rosa-choque

Nenhum comentário: