Pesquisar canções e/ou artistas

20 março 2010

79. Meu vício é você

"Meu vício é você" e "A volta do boêmio", ambas de Adelino Moreira, são duas canções que marcam bem o modo Nelson Gonçalves de cantar: o apelo dramático da voz, a boemia como tema e a mulher como sinônimo da desgraça do homem. Além destas canções fotografarem também uma época em que o canto empostado dava o tom das interpretações: cantar era expor aquilo que ardia nos pulmões.
Com uma voz admirável, daquela que faz o grande público ficar extasiado, Nelson Gonçalves é um recordista de vendas e querido por muitos ainda hoje. O metralha tinha o coração daquilo que cantava e esta sinceridade, muitas vezes recebida como verdade, causa empatia no ouvinte.
Lançada no disco Pensando em ti (1957), "Meu vício é você" está na tradição das canções em que o sujeito (des)qualifica a mulher da pior (melhor) maneira possível, como forma de escamotear o próprio desejo por essa mulher de todos.
Cada estrofe (quatro no total) adjetiva a "boneca" que atormenta o corpo e a alma do sujeito. Da vida, ela precisa do canto do sujeito a fim se distinguir no mundo. Por outro lado, ele canta uma boneca só dele, afim de tê-la para si.
Mesmo que o corpo dela, talvez por isso, seja o prenúncio do mal (do pecado irremediável e irrefreável), o sujeito deseja esta boneca noturna, feita para alegrar a plebe. Ele canta exatamente o que nela encanta: a capacidade de pecar por prazer.
Se ela tem tantos vícios, pecados e erros, o vício dele é ela: ela condensa o desejo (de vida) do sujeito. Daí as palavras rudes e amorosas, pois é a ele mesmo que o sujeito quer magoar e despertar, já que ela, boneca vadia, está escaldada e muito além de quaisquer (pre)conceitos.

***

Meu vício é você
(Adelino Moreira)

Boneca de trapo, pedaço da vida
Que vive perdida no mundo a rolar
Farrapo de gente que inconsciente
Peca só por prazer, vive para pecar

Boneca, eu te quero com todo pecado
Com todos os vícios, com tudo, afinal
Eu quero esse corpo que a plebe deseja
Embora, ele seja prenúncio do mal

Boneca noturna que gosta da lua
Que é fã das estrelas e adora o luar
Que sai pela noite e amanhece na rua
E há muito não sabe o que é luz solar

Boneca vadia de manha e artifícios
Eu quero para mim seu amor, só porque
Aceito seus erros, pecados e vícios
Pois, na minha vida, meu vício é você

Um comentário:

Tereza disse...

Leonardo: Adorei seu blog.Seus textos são inteligentes e sensíveis.
Vou acompanhá-lo sempre.
Parabéns pela deliciosa ideia.
Um abraço Tereza