Pesquisar canções e/ou artistas

11 maio 2010

131. Estrela

A estrela é símbolo de guia e aspiração. Como ícone de aspiração e ponto de entrada no céu, ela tem orientado poetas desde sempre. Mas há vários adjetivos e significados para elas.
A que é cantada por Gilberto Gil remete-nos à "estrela" Vênus, com sua emblemática energia de vida e pulsão sexual. Afinal, o sujeito canta para um destinatário - ocê -, cujo movimento de chorar ou sorrir afeta a alma cósmica.
Bússola e desorientação, a estrela do texto, emoldurado por uma melodia quente e terna, surge e se apaga "apenas" para ver a flor do sorriso do outro (amado do sujeito) se abrir.
O momento é de pura entrega e paixão. As sensações que vão de um para o outro são metaforizadas e eternizadas no canto que sobe aos céus. De fato, "Estrela" (Quanta, 1997) é um convite, real e de viés, para que os dois possam aproveitar as coisas simples da vida.
Como o sujeito da canção "Sobre todas as coisas", de Chico Buarque, o sujeito de "Estrela" perssuade o outro a, com ele, adorar o criador através da imersão nas coisas que Ele consentir. Entre essas coisas: o encontro dos dois.
O mundo é o altar da comunhão dos amantes, sem pecado e sem juízo final; e o céu, de uma forma ou de outra, sempre estará estrelado, coroando o amor. Só assim, sim, a vida vale a pena. Fora daí tudo é ilusão e mentira.

***

Estrela
(Gilberto Gil)


De surgir
Uma estrela no céu cada vez que ocê sorrir

De apagar
Uma estrela no céu cada vez que ocê chorar

O contrário também bem que pode acontecer
De uma estrela brilhar quando a lágrima cair
Ou então de uma estrela cadente se jogar
Só pra ver a flor do seu sorriso se abrir

Hum
Deus fará
Absurdos, contanto que a vida seja assim
Sim
Um altar
Onde a gente celebre tudo o que Ele consentir

Um comentário:

ADEMAR AMANCIO disse...

Seu texto e a letra de gil,conseguiu ser enxuto,profundo,reflexivo e claro ao mesmo tempo.o que pode essa língua?