Pesquisar canções e/ou artistas

06 maio 2010

126. Preciso dizer que te amo

Para Marianne Cavalcante

"Preciso dizer que te amo" trata de um amor que surge da convivência fulgás entre o sujeito enunciador e seu destinatário. Aparentemente, amigos (que amigos), o sujeito descobre um outro sentimento, que precisa ser dito. Para evitar, ou não, a dor ("você se abre e acaba comigo").
A canção tematiza a difícil, complexa e complicada transição da amizade ao amor. Aquele momento em que, sabendo que, talvez, o outro não tenha os mesmos interesses, sofremos calados, ouvindo as dores amorosas do outro.
Diferente das versões, algo mais intimistas, visto que lêem a canção por uma perspectiva do sujeito angustiado pela descoberta e pela dúvida em dizer ou não, a versão de Leo Jaime (Todo amor, 1995) opta por uma balada que aponta para o efetivo "dizer" desse amor.
Ou seja, o sujeito criado por Leo Jaime canta o amor para o seu objeto de desejo. Ele aposta que, ganhando ou perdendo, dizer o amor é necessário e urgente. Enquanto que as interpretações intimistas (de certa forma, complementar à feita por Leo Jaime), vide Cássia Eller, Marina Lima e Cazuza com Bebel Gilberto (cada qual com suas especificidades) enfatizam a análise interior feita pelo sujeito.
Até o desenho visual muda. O sujeito de Leo Jaime parece se despir de receios e partir para o confronto. Ele "cria" a hora de dizer: eu te amo, tanto.

***

Preciso dizer que te amo
(Dé/ Bebel Gilberto/ Cazuza)

Quando a gente conversa contando casos, besteiras
Tanta coisa em comum, deixando escapar segredos
E eu não sei que hora dizer, me dá um medo (que medo)

Eu preciso dizer que te amo
Te ganhar ou perder sem engano
Eu preciso dizer que te amo tanto

E até o tempo passa arrastado só pra eu ficar ao teu lado
Você me chora dores de outro amor, se abre, acaba comigo
E nessa novela eu não quero ser teu amigo (que amigo)

Que preciso dizer que te amo
Te ganhar ou perder sem engano
Que eu preciso dizer que eu te amo, tanto

2 comentários:

Simone Santos disse...

achei um mimo o seu blog, adorei mesmo, parabéns, já virei seguidora, visite o meu...bjs

Unknown disse...

essa marcou muito...restam saudades e a música !

vou pegar pra mim tá rss
amei o seu blog!

bjos