Pesquisar canções e/ou artistas

02 maio 2010

122. Por causa de você

Os guias de auto ajuda estão cheios de receitas para abrandar as dores (no plural, pois são muitas) da separação. Uma dica é fazer uma "limpeza" visual" (alquimia). Eliminar de perto dos olhos os objetos (as coisas mais simples que o outro tocou) que nos remetem ao sujeito ausente.
De todo modo, por mais que seja necessária, se há amor, toda despedida é sempre doída. O sujeito de "Por causa de você" (Dolores Duran canta para você dançar..., 1957) potencializa e canta, para o outro que partiu, as sensações contrárias e enviesadas das ressonâncias do sentimento que os enchem de alegria (quando juntos).
O estado de penúria, do sujeito que canta, se estende ao ambiente íntimo (acostumado há aquecer os corpos febris), agora invadido pela tristeza, prima-irmã da solidão. O sujeito, que pensou que pudesse enganar a si mesmo dizendo que essas coisas da vida em comum não ficavam marcadas, vaga entre as flores do jardim, que morrem de saudade dos dois amantes.
O verso "olhe, meu bem, nunca mais nos deixe" (juntos, e naquele ninho, eles são o amor) aponta para a volta do outro, que entrará espargindo todo o mal.
A voz única da eclética (quando este termo ainda tinha algum sentido bom) Dolores Duran empresta à canção um langor e uma "agonia sensível da volta" impecáveis. Uma interpretação que sublima um sujeito que busca a rosa mais linda que houver e a primeira estrela que vier, para enfeitar o retorno do seu bem.

***

Por causa de você
(Dolores Duran / Tom Jobim)

Ah, você está vendo só
Do jeito que eu fiquei
E que tudo ficou
Uma tristeza tão grande
Nas coisas mais simples
Que você tocou
A nossa casa, querido
Já estava acostumada
Guardando você
As flores na janela
Sorriam, cantavam
Por causa de você
Olhe, meu bem, nunca mais
Nos deixe por favor
Somos a vida e o sonho
Nós somos o amor
Entre meu bem por favor
Não deixe o mundo mau levá-lo outra vez
Me abrace simplesmente
Não fale, não lembre
Não chore meu bem

Um comentário:

ADEMAR AMANCIO disse...

Belo texto e bela lembrança de uma cantora que precisa ser louvada sempre.