Pesquisar canções e/ou artistas

01 maio 2010

121. Samba do avião

Voar é o símbolo da liberdade suprema. Não podendo (morfo-fisiologicamente) cortar os céus, o homem inventou o avião (e seus derivados). Símbolo do estreitamento da distância entre os lugares e da engenhosidade humana em busca da realização dos desejos.
Gravada no The Wonderful World of Antonio Carlos Jobim (1964), "Samba do avião", além de exaltar as belezas da cidade deslumbrante que se revela ao olhar do sujeito, metaforiza as pequenas e excitantes turbulências (para isso The Nelson Riddle Orchestra exerce função primorosa na gravação) que aquecem a alma de quem volta.
Voltar e ser recebido pelas bençãos de Deus (se quero abraço tenho o Cristo para abraçar) e Xangô, através de imagens de tirar o fôlego (paradoxo de quem estar no ar), é uma dádiva dos deuses.
Impossibilitado de cantar, é a alma (cheia de céu) do sujeito que canta a cidade maravilhosa (Rio de sol, de céu, de mar). Espaço provedor de delícias: "Se tenho fome, como logo o Pão de Açúcar".
Grávida de uma nota musical, surge a voz de uma pessoa vitoriosa. Essa voz usa rimas afetuosas e significantes pontuais para desenhar (no ar, onde a capacidade de dispersão dos elementos é grande - outro paradoxo) a cidade que lhe acolhe.
Aterrar (mergulhar) na cidade é ápice e início da jornada do sujeito. É hora de experimentar com outras partes do corpo o que, até agora, só os olhos sentiram e prometeram. E vamos nós!

***

Samba do avião
(Antonio Carlos Jobim)

Eparrê,
Aroeira beira de mar
Salve Deus e Tiago e Humaitá
Eta, costão de pedra dos home brabo do mar
Eh, Xangô, vê se me ajuda a chegar

Minha alma canta
Vejo o Rio de Janeiro
Estou morrendo de saudade
Rio, teu mar, praias sem fim
Rio, você foi feito pra mim

Cristo Redentor
Braços abertos sobre a Guanabara
Este samba é só porque
Rio, eu gosto de você
A morena vai sambar
Seu corpo todo balançar
Rio de sol, de céu, de mar
Dentro de mais um minuto estaremos no Galeão
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro

Cristo Redentor
Braços abertos sobre a Guanabara
Este samba é só porque
Rio, eu gosto de você
A morena vai sambar
Seu corpo todo balançar
Aperte o cinto, vamos chegar
Água brilhando, olha a pista chegando
E vamos nós
Aterrar

Um comentário:

ADEMAR AMANCIO disse...

Uma boa apresentação da cidade do rio de janeiro,feita pela musica do tom e pelo seu texto.