Pesquisar canções e/ou artistas

26 fevereiro 2010

57. Masculino e feminino

Os anos de 1970 e 1980 foram marcados pela consolidação da luta pelos direitos civis de homossexuais, lésbicas, transexuais e etc. A luta, como todo esforço pelo respeito à liberdade, parece não ter fim. Mas ao longo do percurso sem cais à vista recebe aliados (conscientes ou não) no campo da canção.
É o caso de "Masculino e feminino", de Baby Consuelo, Didi Gomes e Pepeu Gomes, lançada por Pepeu, no disco de mesmo nome: Masculino e feminino (1983). A canção é uma celebração do sentimento de ser o que se é, vivendo e aprendendo a alegria de somar.
Ela abre o disco cuja capa mostra o cantor maquiado, em close, apagando os traços definidores do gênero do indivíduo fotografado. Pouco importa se a figura da capa é menino ou menina, o importante é cantar: Salve, salve a alegria. Isso embalado por uma melodia não menos afirmativa e alegre.
A canção ecoou, virou hino em favor da liberdade colorida do desejo. Até porque a palavra gay pode significar exatamente alegre. Assim, a exultante expressão "Salve, salve a alegria" pode ser tomado (e foi, por muitos carentes de voz) como um verso que tenta alforriar o desejo sexual: desestabilizar normas que não dão conta da possibilidade plural da libido humana.
A canção é tão revolucionária que mexe até com a dimensão do sagrado. Se em "Invocação", de Chico César, o sujeito pergunta e pede "rogo a ti cem vezes responde quem és? serás Deus ou Deusa? que sexo terás?", em "Masculino e feminino" o sujeito parece não ter dúvidas: "se deus é menina e menino, sou masculino e feminino", diz.
Ou seja, para o sujeito de "Masculino e feminino", se fomos criados imagem e semelhança de Deus, como a religião dita, somos macho e fêmea: pai e mãe (um não nega o outro) vivendo e aprendendo a pureza e a fantasia da felicidade de ser.

***

Masculino e feminino
(Baby Consuelo / Didi Gomes / Pepeu Gomes)

Ser um homem feminino
Não fere o meu lado masculino
Se Deus é menina e menino
Sou Masculino e Feminino

Olhei tudo que aprendi
E um belo dia eu vi

Que ser um homem feminino
Não fere o meu lado masculino
Se Deus é menina e menino
Sou Masculino e Feminino.

Olhei tudo que aprendi
E um belo dia eu vi

E vem de lá!
O meu sentimento de ser
E vem de lá!
O meu sentimento de ser
Meu coração!
Mensageiro vem me dizer
Meu coração!
Mensageiro vem me dizer

Salve, salve a alegria
A pureza e a fantasia
Salve, salve a alegria
A pureza e a fantasia.

Vou assim todo o tempo
Vivendo e aprendendo

Um comentário:

Estimulante masculino disse...

Estimulante masculino