Pesquisar canções e/ou artistas

25 fevereiro 2010

56. Se enamora

Quem era criança nos anos 1980 certamente lembra dessa canção. "Se enamora", de Garolafo, Monti, Vincenzo Giuffré, Giannino Gastaldo e Edgard Poças, fez sucesso com a Turma do Balão Mágico e entrou no imaginário infantil da época.
Na interpretação do grupo infantil, a canção tinha ares de festa pela descoberta dos primeiros suspiros amorosos. Ela ajudava a encarar os recreios escolares com mais malícia, deixando um pouco de lado a generosa porção de ingenuidade.
A cantora Tiê, que vivenciou esse período, regravou a canção "Se enamora" como bônus do disco Sweet Jardim (2009). Gravada em estilo low-fi, "Se enamora" teve a mensagem ressemantizada e voltou a encantar.
Tiê limpou a melodia alegre e festiva da gravação do Balão Mágico e deixou apenas um tocante arranjo de cordas e a voz. De balada pop-juvenil, a canção revelou seu lado intimista, de um sujeito apaixonado, sem perder o olhar romântico infanto-juvenil que ilumina os sentidos.
Vinda da escola dos bares da noite, Tiê trabalha bem os elementos (letra e melodia) da canção. Ela busca a harmonia perfeita para dar sentido às palavras e aos acordes do violão. Usando bem os recursos vocais de que dispõe, ela não tenta dar passos além e acerta.
Podemos ver um sujeito tímido, hesitante e exultante a cada fim de verso; a cada revelação. Um sujeito que cria uma metacanção - um canto sobre o cantar - para tentar desenhar (mostrar ao outro e a nós: ouvintes) aquilo que o outro significa: "Mas uma canção é tão pouco nem cabe tudo que eu quero falar".
"Se enamora" ganha embalagem enxuta e melancólica, mas não menos colorida: é cheia de sentidos subjetivos e de um olhar desautomatizado comovente. No fundo do som, podemos ouvir (talvez agora) um adulto relembrando os bons tempos dos primeiros descompassos eróticos do coração.

***

Se enamora
(Garofalo / Monti / Vicenzo Giuffré / Giannino Gastaldo / Edgard Poças)

Quando você chega na classe
Nem sabe
Quanta diferença que faz
E às vezes
Faço que não vejo e nem ligo
E finjo, ser distraída demais

Quantas vezes te desenhei
Mas não consigo
Ver o teu sorriso no fim
Te sigo
Caminhando pelo recreio
Quem sabe
Você tropeça em mim

Se enamora
Quem vê você chegar com tantas cores
E vê você passar perto das flores
Parece que elas querem te roubar

Se enamora
Quem vê você chegar com tantos sonhos
E os olhos tão ligados nesses sonhos
Tesouros de um amor que vai chegar

Quando toca o despertador
De manhãzinha
Me levanto e vou me arrumar
E vejo
A felicidade no espelho
Sorrindo
Claro que vou te encontrar

Fico só pensando em você
E juro
Que vou te tirar pra dançar
Um dia
Mas uma canção é tão pouco
Nem cabe
Tudo que eu quero falar

Se enamora
E fica tão difícil
De ir embora
E às vezes escondido
A gente chora
E chora mesmo sem saber porque
Se enamora
A gente de repente
Se enamora
E sente que o amor
Chegou na hora
E agora gosto muito de você

8 comentários:

Edson Junior disse...

Me surpreendi com a canção de hoje! Ouço ela faz pouco tempo! Nem sabia que era do Balão! Talvez eu nem fosse nascido! rs

André Taki disse...

Que versão incrível, cara... essa menina tem um dom.

Mas, por curiosidade, você conseguiu descobrir qual é a versão original, composta pelos italianos? Eu falei com o próprio Edgar Poças, e ele também não se lembra mais de qual canção usou, veja só...

Se você souber, por favor me avise, hein?

Leonardo Davino disse...

André Santos, infelizmente também não obtive sucesso na busca da versão original da canção.
Confesso que procurei por um tempo e esqueci.
Devo procurar de novo.
Qualquer novidade aviso.
Abraço

Anônimo disse...

Oi, eu tb estava procurando a musica original e achei! https://www.youtube.com/watch?v=PAPf_9Ypek8 é Cantada por Ambrogino, de 1982. Parece ser um grupo de crianças tb, tem o mesmo ritmo do Se Enamora, é lindinha!

Anônimo disse...

Esse aqui está melhor: https://www.youtube.com/watch?v=gQEmF4Swuqc

Wilson Drachler disse...

Gravação original em Italiano, Monica Martelli e Loris Salzano ( E L amore,). Confiram no link abaixo https://www.youtube.com/watch?v=2iggcKDzFwU

Wilson Drachler disse...

Gravação original em Italiano, Monica Martelli e Loris Salzano ( E L amore,). Confiram no link abaixo https://www.youtube.com/watch?v=2iggcKDzFwU

alessandro disse...

Valeu...