Pesquisar canções e/ou artistas

23 fevereiro 2010

54. Tive, sim

No disco Estação melodia (2009), Luiz Melodia revisita sambas que marcaram (essencialmente) os anos 30, 40, 50 e 60. O resultado é uma seleção de encher os ouvidos. Melodia põe sua verve de intérprete a serviço da palavra cantada de outros compositores, usando o samba como parceiro e meta, sem intervenções melódicas modernas. Aliás, a sonoridade do disco remete o ouvinte ao período tematizado.
Há apenas a voz e a palavra cantada pelo samba. E é aqui que reside o aspecto singular do disco: a gestualidade precisa de Luiz Melodia, que faz de cada canção revisitada algo que soa contemporâneo. Como Augusto de Campos já afirmou: "o antigo que foi novo é tão novo como o mais novo novo".
A canção "Tive, sim", de Cartola, abre o disco e mostra um Melodia de voz sempre limpa deixando o sujeito algo translúcido para o ouvinte. O samba de Cartola é cruel, perverso até, pois abre caminho para um assujeitamento do outro para quem a mensagem é dirigida.
Em "Tive, sim" o sujeito ao encontrar um novo amor, além de compará-lo com o ex amor, deixa claro (apesar das forjadas reticências) que o ex era melhor. Mais sincero impossível.
De fato, o sujeito deixa entrever sua mágoa com a vida: as feridas que nunca cicatrizam e nos tornam infelizmente imunes ao amor. Ressentido, o sujeito parece querer magoar antes de ser magoado. Afinal, não sabemos o motivo do amor incomparavelmente melhor do passado terminar: a morte do outro, justificando a mágoa com a vida? ou a morte do amor, explicando os receios da entrega total de agora?
Luiz Melodia canta com a ironia correta a comparação amorosa de quem apesar de não desdenhar magoa o outro; quer investigar os sentimentos do outro. O silêncio - "Eu vou calar pois não pretendo amor te magoar" - do sujeito fere mais do que o canto. Cantando, bem ou mal, ele se revela. Em silêncio, ele deixa o outro perdido e infinitamente seu: preso à canção.

***

Tive, sim
(Cartola)

Tive, sim
Outro grande amor antes do teu
Tive, sim
O que ela sonhava eram os meus sonhos e assim
Íamos vivendo em paz
Nosso lar, em nosso lar sempre houve alegria
Eu vivia tão contente
Como contente ao teu lado estou
Tive, sim
Mas comparar com o teu amor seria o fim
Eu vou calar
Pois não pretendo amor te magoar

Nenhum comentário: