Pesquisar canções e/ou artistas

07 janeiro 2010

7. Tudo certo

Estar ao lado de quem se ama é festa da vontade de ser. Portanto, o contrário disso, a distância, a separação, é causa de desassossego e de perda-de-si. Tudo está certo, o sol brilha no pino do meio dia, dentro do indivíduo em conjunção amorosa.
É assim, prenhe de desejo de ser, que o sujeito da canção "Tudo certo", de Dudu Falcão, faz o chamado, canta o outro: imprime a importância de ter alguém a quem cantar e, de viés, ser cantado, dando sentido a existência.
A letra pede calma diante da urgência das relações líquidas contemporâneas. Parece que para ele apaixonar-se e desapaixonar-se são processos mais complexos e merecedores de melhor atenção e respeito ao tempo exato de durar.
Frente à velocidade da roda viva da vida, o sujeito parece cansado e em busca de experiências mais tranquilas, sem atropelos de etapas e os (típicos e malfadados) desgastes na alma. Ou seja, apesar da suposta liberdade afetiva, não foi descoberto ainda um mecanismo que elimine os efeitos colaterias, na alma.
Interessante atentar para o fato de que "alma" está dentro de "calma", ou seja, o sujeito da canção aponta que para se atingir a "alma" é necessário certo equilíbrio (a calma cantada), para assim ficar "tudo certo" entre ele (o sujeito) e o outro (objeto de seu desejo).
Há ainda a explicitação do prazer do sujeito com a proximidade física do outro, em oposição às relações virtuais que caracterizam nosso tempo. E, mesmo vendo mais do que deveria, afinal sempre vemos mais do que devemos, esperamos demais do outro (da relação amorosa), ele acredita na possibilidade do encontro feliz: do amor leve e duradouro, intenso.
A interpretação da Luiza Possi, no disco Bons ventos sempre chegam (2009), dá o tom certo de uma baladinha romântica e a mensagem passa agradável, alcançando o seu destino e atingindo seu objetivo: ser um convite ao amor.

***

Tudo certo
(Dudu Falcão)

Calma, tenha calma
Minha previsão do tempo
Diz que hoje não vai chover
Alma, minha alma
Voa leve pelo vento
E me leva até você

Você me faz bem
Quando chega perto
Com esse seu sorriso aberto
Muda o meu olhar
Meu jeito de falar
Junto de você fica tudo bem, tudo certo

Sei, eu sei que vejo mais do que eu deveria
Mas é que eu sou mesmo assim
Sinto, eu sinto tanto a sua falta todo dia
Volta e traz você pra mim
Quem mandou você passar pelo meu caminho
Quantas vezes eu vou ter que repetir
Quantas vezes?

2 comentários:

Rinah disse...

Leo, querido. Como vai? Obrigada pelo projeto 365! Que maravilha! Adoro ler seus comentarios bem escritos e pertinentes.

Beijos,

Rinah

Henrique Oliveira disse...

Bacaníssima esse seu novo projeto! E que canção linda essa nesse meu dia de aniversário, veio bem a calhar... Fiquei feliz (e surpreso) com a sua ligaçao e volto a dizer que sinto um orgulho gostoso, maroto e fraternal, por ter participado do enredo da sua Vida numa tomada de decisão tão importante anos atrás e que te permitiu chegar até aqui. E por termos conquistado um espaço no coração de nós três. Um forte e caloroso abraço, agora desde Vitória.