Pesquisar canções e/ou artistas

11 janeiro 2010

11. Não vou ficar

O poder de um rei escolhido pela massa é inegável. Seja impulsionado pela força mediática por trás do mito, seja pela voz para onde convergiam vários estilos, seja pelos preferidos temas passionais, Roberto Carlos é luz e som.
Bem antes de só cantar "o bem e o bem", Roberto, que começou cantando (como ainda canta lindamente) Bossa Nova, fez parte de um dos momentos decisivos da linha evolutiva da canção popular brasileira, ao fazer uso dos instrumentos elétricos e ao incorporar os modos norte americanos de fazer música com o corpo todo: imprimindo modas e gostos irredutíveis nos jovens de então.
Gravar "Não vou ficar", de Tim Maia, no disco Roberto Carlos (1969), aponta para um cantor antenado com as novas perspectivas da canção no Brasil: os elementos da chamada soul music. Na verdade, como Nelson Motta conta no livro Vale tudo: o som e a fúria de Tim Maia, Roberto conhecia Tim desde os tempos pré fama, na Tijuca. Muito embora, como sabemos, tenham tomado caminhos diversos rumo ao sucesso.
Voltando à canção, "Não vou ficar", na voz de Roberto, teve uma recepção calorosa e merecida: é, sem dúvida, uma gravação exemplar. Os arranjos de sopro, a melodia pesada e os gritos de Roberto são o tom correto para dar voz a um sujeito "irado" e cansado da relação (amorosa?).
Roberto dá o grave, o agudo, o eco, o retorno, tudo que a canção pede. Tim Maia compôs uma canção cuja mensagem precisa ser transmitida como se ela estivesse sendo elaborada no momento da enunciação. Metacanção (canção que fala do processo de compor: do viver calado ao resolver falar), "Não vou ficar" exige um frescor do instante. Talvez daí, aliada à sinceridade do sujeito, venha a sensação de canção sempre nova.

***

Não vou ficar
(Tim Maia)

Há muito tempo eu vivi calado
Mas agora resolvi falar
Chegou a hora, tem que ser agora
E com você não posso mais ficar
Não vou ficar, não
Não posso mais ficar, não

Toda verdade deve ser falada
E não vale nada se enganar
Não tem mais jeito, tudo está desfeito
E com você não posso mais ficar
Não vou ficar, não
Não posso mais ficar, não

Pensando bem
Não vale a pena
Ficar tentando em vão
O nosso amor não tem mais condição, não

Por isso resolvi agora
Lhe deixar de fora do meu coração
Com você não dá mais certo e ficar sozinho
É minha solução, é solução sim
Não tem mais solução, não

Um comentário:

Rafael Mori disse...

Conheci com o Tim, mas essa versão do Rei é matadora!