Pesquisar canções e/ou artistas

09 abril 2010

99. Nossa canção

Para Paulo Vinícius

Há canções que tematizam o próprio ato de compor e/ou discutem a canção dentro da canção. Podemos, grosso modo, chamá-las de metacanções. O verso "Eu vou mostrar pra vocês como se dança o baião", de "Baião", de Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga; e "Essa canção é só pra dizer e diz", de "Você é linda", de Caetano Veloso, são exemplos evidentes e didáticos.
"Nossa canção" também pode ser analisada por essa perspectiva. O sujeito atenta para a singularidade da canção que é deles (dos amantes), mas que também é nossa (dos ouvintes). Visto que, sem marcadores de gênero ou temporal, "Nossa canção" pode ser cantada (seja onde for) por qualquer um que queira encantar e registrar o amor.
Interessante que o sujeito, ao cantar, exige a atenção de um sentido para além do ouvido: o olhar. Isto aponta, provocativamente, para o efeito sinestésico buscado pelo sujeito.
"Nossa canção" já teve várias interpretações. Vanessa da Mata (Vanessa da Mata, 2002) valoriza a singeleza do discurso. Acompanhada pelo belo e corretíssimo acordeom de Marcelo Jeneci, Vanessa resgata e presentifica um cancioneiro algo interiorano (de imagética sertaneja e caipira).
"Nossa canção" flui como memória (você partiu e me deixou) e reafirmação (até você voltar eu vou cantar) do amor. O canto aquece o espaço deixado por alguém ausente. Cantamos para estar perto; e para conseguir seguir: cantando.

***

Nossa canção (Luiz Ayrão)

Olha aqui,
Preste atenção
Essa é a nossa canção
Vou cantá-la seja aonde for
Para nunca esquecer o nosso amor
Nosso amor

Veja bem
Foi você
A razão e o porquê
De nascer esta canção assim
Pois você é o amor que existe em mim

Você partiu e me deixou
Nunca mais você voltou
Pra me tirar da solidão
E até você voltar
Meu bem eu vou cantar
Essa nossa canção

2 comentários:

Sérgio Soares disse...

Leonardo, parabéns pelo blog. Muito interessante a ideia de analisar uma canção a cada dia.
Bacana mesmo.

Paulo Vinícius disse...

meu lindçao....adorei a dedicatória através da música!

não sei se vc lembra, conheci a vanessa da mata através de vc e foi paixao à primeira vista....lembra qual a música

"se vc quiser eu vou te dar um amor desses de cinema"....foi através dela q corri p ver quem era a artista de tão lindas palavras...

assim como vc, q sempre escreve tão bem! obg pela amizade, meu amigo!