Pesquisar canções e/ou artistas

20 abril 2010

110. Desabafo

Desde "Blue gardenia", Cauby Peixoto é um ídolo. Mestre da voz e do marketing, o cantor de "Conceição" e "Bastidores" mantem o timbre exato de um muso popular. A voz se derrama e preenche espaços profundos em quem a escuta.
Em tom mais grave que o habitual, Cauby interpreta Roberto (2009) é a mais perfeita tradução do que pode a voz de Cauby: a paixão exposta (em alongamentos e brevidades precisos).
O repertório do disco parece ter sido composto para sua voz. Os versos ficcionais soam "reais" e próximos de quem os ouve. Cauby canta no timbre certo para ser recebido com empatia pela paixão e pela subjetividade do ouvinte.
"Desabafo" é avassaladora. Um acompanhamento de tango (dança para ser executada a dois) põe o sujeito da canção e o receptor em compasso binário (frente a frente). Habilidades e movimentos complexos de atração e retração - marcados pela melodia, pelo texto ("Você é mesmo essa mecha de branco nos seus cabelos", "mas acontece que eu não sei viver sem você") e pela voz de Cauby - arrastam os corpos dos parceiros, enquanto o sujeito discute a relação e responsabiliza o outro pelas torturas de amor.
Uma coreografia doída e triste, mas também agressiva e sexual, é apresentada ao ouvinte que fica exposto diante do embate (show) amoroso e rígido dos sujeitos da canção.

***

Desabafo (Roberto Carlos / Erasmo Carlos)

Por que me arrasto aos seus pés
Por que me dou tanto assim
E por que não peço em troca
Nada de volta pra mim?

Por que é que eu fico calado
Enquanto você me diz
Palavras que me machucam
Por coisas que eu nunca fiz?

Por que é que eu rolo na cama
E você finge dormir?
Mas se você quer eu quero
E não consigo fingir

Você é mesmo essa mecha
De branco nos seus cabelos
Você pra mim é uma ponta
A mais nos meus pesadelos

Mas acontece que eu
Não sei viver sem você
Às vezes me desabafo
Me desespero porque

Você é mais que um problema
É uma loucura qualquer
Mas sempre acabo em seus braços
Na hora que você quer

Você é mais que um problema
É uma loucura qualquer
Mas sempre acabo em seus braços
Na hora que você quer

Nenhum comentário: