Pesquisar canções e/ou artistas

16 abril 2010

106. A fórmula do amor

O rock brasileiro, salvo alguns casos, deglutiu as matrizes e criou um som mais leve: tanto na pegada harmônica, quanto na temática das letras. O ritmo, por aqui, acabou se aproximando daquilo que, de forma geral e genérica, entendemos como canção, ou rock-canção.
Porém, há quem aponte diferenças entre o rock paulista e o carioca, por exemplo. Este último denominado - pejorativamente, ou não - de "rock de (das) bermudas". Exatamente pela verve do bom humor, do deboche e dos causos da juventude praieira, cantada nas letras. Portanto, uma pegada mais solar.
Lançada no disco Sessão da tarde (1985), "A fórmula do amor" marca com graça essa veia mais suave do BRock. Mesmo Leo Jaime flertar com o básico do ritmo. Aliás, daí a importância de seu trabalho: sempre em busca da fórmula perfeita.
O sujeito de "A fórmula do amor" - embalado pela melodia de pulsação marcada, mas aerada - representa o momento em que, apaixonados, fazemos de tudo para impressionar nosso objeto de desejo.
Criar o cenário perfeito, a pose exata e o charme certo faz parte das descobertas do sujeito, e também é algo que ronda as memórias afetivas do ouvinte, daí a empatia com a canção.
É sempre bom lembrar que Leo Jaime e Leoni são alguns dos artistas da chamada geração 80 que continuam pensando os rumos da canção no Brasil.

***

A fórmula do amor
(Leo Jaime / Leoni)

Eu tenho o gesto exato, sei como devo andar
Aprendi nos filmes pra um dia usar
Um certo ar cruel de quem sabe o que quer
Tenho tudo planejado pra te impressionar

Luz de fim de tarde, meu rosto em contra-luz
Não posso compreender não faz nenhum efeito
A minha aparição, será que errei na mão
As coisas são mais fáceis na televisão

Mantenho o passo, alguém me vê
Nada acontece não sei porque
Se eu não perdi nenhum detalhe
Onde foi que eu errei

Ainda encontro a fórmula do amor

Eu tenho a pose exata pra te fotografar
Aprendi nos livros pra um dia usar
Um certo ar cruel de quem sabe o que quer
Tenho tudo ensaiado pra te conquistar

Eu tenho um bom papo e sei até dançar
Não posso compreender, não faz nenhum efeito
A minha aparição, será que errei na mão
As coisas são mais fáceis na televisão

Eu jogo um charme alguém me vê
Nada acontece não sei porque
Se eu não perdi nenhum detalhe
Onde foi que eu errei

Ainda encontro a fórmula do amor

Nenhum comentário: