Pesquisar canções e/ou artistas

02 abril 2010

92. Tanto amar

Para Diego Sousa

Ney Matogrosso merece vários capítulos à parte, na história de nossa canção. Intérprete, ele consegue realizar verdadeiras transcriações sonoras, em cada canção que ele canta. Além da presença cênica sempre impactante, mesmo de terno e gravata.
Com história e obra para lá de inventiva e ousada, Ney atiça a imaginação e derrama muito leite bom na cara dos caretas.
Em 1982, no disco Matogrosso, ele gravou "Tanto amar". Com voz suave e balanço romântico e gostoso, a canção mostra um sujeito que, de tanto amar, acha que ela é bonita e que acredita no amor dele.
Se sim ou não é o que menos importa. O que interessa é o jogo de olhares e desejos do sujeito. Ele vai deslizando de um olhar a outro para envolvê-la.
No geral, temos uma mulher que vai tirando os véus e mostrando suas várias faces (mudando de
figura) para o sujeito seduzido pela pepita. E ele, pela soma dos olhares, se descobre inteiro. Eis a epifania arrasadora, que o leva a querer casar com esta mulher.
Ney Matogrosso se apropria de tudo que canta. É intérprete, cantor, ator e transcriador. É ainda um camaleão, aliás, como a mulher de "Tanto amar", a raptar-nos.

***

Tanto amar (Chico Buarque)

Amo tanto e de tanto amar
Acho que ela é bonita
Tem um olho sempre a boiar
E outro que agita

Tem um olho que não está
Meus olhares evita
E outro olho a me arregalar
Sua pepita

A metade do seu olhar
Está chamando pra luta, aflita
E metade quer madrugar
Na bodeguita

Se seus olhos eu for cantar
Um seu olho me atura
E outro olho vai desmanchar
Toda a pintura

Ela pode rodopiar
E mudar de figura
A paloma do seu mirar
Virar miúra

É na soma do seu olhar
Que eu vou me conhecer inteiro
Se nasci pra enfrentar o mar
Ou faroleiro

Amo tanto e de tanto amar
Acho que ela acredita
Tem um olho a pestanejar
E outro me fita

Suas pernas vão me enroscar
Num balé esquisito
Seus dois olhos vão se encontrar
No infinito

Amo tanto e de tanto amar
Em Manágua temos um chico
Já pensamos em nos casar
Em Porto Rico

Um comentário:

Diego Sousa disse...

Leo, 13 dias após meu aniversário é que vejo a dedicatória. Muito obrigado pela lembrança, pelo carinho e, claro, pela delicada e deliciosa canção.
Bjs.