Pesquisar canções e/ou artistas

11 abril 2010

101. Errei, sim

Ataulfo Alves teve canções (sambas, na maioria) gravados por Almirante, Carmen Miranda, Carlos Galhardo e Sílvio Caldas, entre outros. Além de ter sido um competente intérprete e instrumentista.
De fato, o grupo Ataulfo Alves e suas pastoras eternizou o rítmo em tom menor do Brasil. O que rendeu a Ataulfo o epíteto de General do samba.
É dele, por exemplo, em parceria com Mário Lago, a impagável "Ai meu Deus que saudade da Amélia". A mulher ideal.
Mas há ainda "Na cadência do samba", "Laranja madura", "Eu não sou daqui", "Fim de Comédia", "Vai, mas vai mesmo" e "Mulata assanhada", entre tantos outros sambas indispensáveis para a nossa história da canção.
"Errei, sim" foi gravada por Dalva de Oliveira durante a polêmica separação dela com Herivelto Martins. Com a gravação, Dalva parecia querer se desnudar diante do público.
Fofocas à parte, a canção traz a orgia (sempre ela! - que está presente, por exemplo, em "Oh! Seu Oscar", de Ataulfo e Wilson Batista) como causa do erro cometido pelo sujeito.
A mensagem da letra parece ser uma resposta da Amélia que, abandonada e esquecida, se enche do desamor e vai à luta, manchando o nome do marido.
A voz da canção é persuasiva - se coloca na defensiva - e ainda pede para que (quem não tenha pecado) lhe "Atire a primeira pedra" (título de outro samba de Ataulfo).
Enfim, quem nunca sofreu por amor, pode atirar.

***

Errei, sim (Ataulfo Alves)

Errei, sim
Manchei o teu nome
Mas foste tu mesmo
O culpado
Deixavas-me em casa
Me trocando pela orgia
Faltando sempre
Com a tua companhia

Lembra-te, agora, que não é
Só casa e comida
Que prende por toda a vida
O coração de uma mulher

As jóias que me davas
Não tinham nenhum valor
O mais caro me negavas
Que era todo o teu amor
Mas, se existe ainda
Quem queira me condenar
Que venha logo
A primeira pedra
Me atirar

Um comentário:

ADEMAR AMANCIO disse...

A palavra "orgia" aparece aqui,mais uma vez no sentido de boemia,muito usada na primeira metade do sec xx.hoje esta palavra me lembra filme pornô japonês.