Pesquisar canções e/ou artistas

17 dezembro 2010

351. Guzzy muzzy

O que leva letras aparentemente sem maiores arroubos poéticos , quando isoladas da melodia, a conseguir um efeito delicioso e encantador enquanto canção? O que nos leva a deliciar-mo-nos com canções de línguas das quais não temos o domínio para entender o que a letra diz?
Alguns responderão apressados que a responsável é a melodia. Mas se assim fosse o que dizer da melodia que, isolada da letra, não nos comove? Em primeiro lugar, é importante pensar que canção é uma experiência só completa no equilíbrio entre letra e melodia. Mesmo nas canções em línguas estrangeiras há a palavra, há alguém me dizendo algo: me cantando.
"Guzzy muzzy", de Jorge Mautner, é daquelas canções que só querem ser canção. Isolada, a letra nos remete ao desbunde pré, pós, tudo Tropicália: não cabe buscar essências e substâncias, afinal, como a própria canção diz: "Guzzy quer dizer que eu te amo e muzzy quer dizer que eu te adoro", simples assim, sem drama.
A melodia é uma festa da abundância dos desejos tropicais: alegre, festiva, colorida. E se alia à dicção (cheia de afetações) de Jorge Mautner, que figurativiza alguém que tomou "cachaça com chuchu", para explodir a questão daquilo que nos move: o desejo. Sem contar o corinho "hey você, lá ia lá ia" que amplia a cafonice dos apaixonados: pela vida.
O sujeito de "Guzzy muzzy" (Jorge Mautner, 1974) não quer saber quem é, mas afirmar e apontar o seu desejo: you. Ao contrário da maioria que "não consegue responder" ao desejo, o sujeito, sem grilos, canta o outro jogando "leite bom na cara dos caretas", ou melhor, suspendendo o juízo e fazendo canção.
O sujeito sabe que desconhece a si mesmo, mas seguindo as vontades do desejo supõe se responder: enfeita-se de alegria para se tornar absurdo e festa. Confrontado com os acasos e os acidentes da existência, ele tem no canto a you ("você mesmo no meio dessa multidão") o tempo presente maximizado: a eternidade; a conquista da impermanência. Será, será, que será?

***

Guzzy muzzy
(Jorge Mautner)

Como vai você, nesse dia azul?
Não consegue responder?
Guzzy guzzy muzzy, hey you
Guzzy guzzy muzzy, hey you

Será que assim falam
Os índios do xingu
Não conseguem responder
Guzzy guzzy muzzy, hey you
Guzzy guzzy muzzy, hey you

Será que não irá bem
Ouço o tal do quadro
Não consegue responder
Guzzy guzzy muzzy, hey you
Guzzy guzzy muzzy, hey you

Será que você tomou
Cachaça com chuchu
Não consegue responder
Guzzy guzzy muzzy, hey you
Guzzy guzzy muzzy, hey you

Guzzy quer dizer que eu te amo
E muzzy quer dizer que eu te adoro
Hey you é hey você, hey você
É hey você

Hey você mesmo no meio dessa multidão

Um comentário:

ADEMAR AMANCIO disse...

A letra só é importante como complemento da melodia,se for boa melhor ainda.