Pesquisar canções e/ou artistas

19 julho 2010

200. Mundo inteiro

Com sensíveis referências trazidas da audição do pessoal do Clube da Esquina, mas também Bob Dylan e Joni Mitchell, entre outros, Roberta Campos está fazendo um som orgânico e positivo. O disco Varrendo a lua (2010) festeja as sutilezas (detalhes) da vida cotidiana: investe na simplescidade para desenhar sons que apaziguem a pressa do dia-a-dia.
Com dicção clara (todas as palavras soam muito bem pronunciadas e perfeitamente audíveis), Roberta Campos desbrava sonoridades que, se já estão no cânone da canção popular, em seu disco vibram em harmonia e vontade de paz: Roberta investe no lado da vida que flutua, em detrimento do lado que pesa.
Ela "limpa" seu som para apontar que os gestos comuns (e muitas vezes renegados pela profusão de imagens e sentidos do mundo contemporâneo) são os que de fato transformam a vida. As pequenas atitudes, exercitadas por cada um, abrem luminosos caminhos para o coletivo.
O bacana é que é difícil definir o estilo de Roberta Campos, tendo em vista a mistura sonora bem construída que ela entrega de presente ao ouvinte. Podemos perceber desde Rufus Wainwright a Beatles, sem grilos e numa paz. Um pé na soleira e um pé na estrada.
Varrendo a solidão do ouvinte para longe, "Mundo inteiro", da própria Roberta Campos, um folk-reggae, é uma declaração do amor mais que perfeito, de tão grande e intenso: daquele amor que espera o tempo que for para se consumar.
A canção "Mundo inteiro" é o canto do sujeito que se vislumbra completo (inteiro) através do olhar do outro. O tempo, assim, perderia o sentido ordinário que tem agora: os dias chegariam com mais paixão.
Os verbos no tempo presente (além de gerúndios afirmativos do agora: do tempo líquido que escoa) contrastam com o refrão - eu vou. Tal contraste acentua que ao amar (e cantar este amor) o sujeito tem a eternidade (aqui) com ele: na voz. O canto aproxima as personagens que se precisam enormemente: o mundo inteiro. O sujeito quer o outro, e tem.

***

Mundo inteiro
(Roberta Campos)

Quero ver você com esses olhos
Olhando para mim olhar inteiro
Falo bem baixinho e completo
Passando a mão no teu cabelo
Esqueço que a hora passa e invento
Um modo de ficar por muito tempo
Seguro tua mão e me contento
Fazendo isso durar por toda vida

Eu vou, eu vou, eu vou
Ficar com você amor

Quero ver você com esses olhos
Olhando para mim olhar inteiro
Falo bem baixinho e completo
Passando a mão no teu cabelo

Esqueço que a hora passa e invento
Um modo de ficar por muito tempo
Seguro tua mão e me contento
Fazendo isso durar por toda vida

Eu vou, eu vou, eu vou
Ficar com você amor

Se me disser que amanhã é tarde
Te falo mil razões que me invadem
Preciso de você o mundo inteiro
Agora que já sabe dá um jeito

Eu vou esperar você amor
Pode ser o tempo que for
Eu tenho a eternidade aqui comigo

Nenhum comentário: