Pesquisar canções e/ou artistas

08 julho 2010

189. Meu esquema

Os sons vindos de Pernambuco, e que os ventos espargem pelo mundo afora, revigoram a aceitação da vida. Misturando o mundo inteiro na mirada mangue (com os pés fincados na lama), a banda Mundo Livre S/A é um motor de luz e som: alegria e felicidade de ser local e universal.
De Recife-PE (espaço do despoletamento do Manguebeat), mas com antenas que captam o vigor da raça humana, Fred Zero Quatro e seus parceiros transformaram o tédio em cinismo pensado: maturaram a atitude punk com o azeite amalgamista do Brasil, sem perder a força do protesto (em favor da vida).
Samba e guitarra, rock e estratos sonoros da tradição sonora pernambucana (oriundos da cultura oral) passaram a (con)viver.
Em Por pouco (2000), com melodias mais leves, mas com a mesma qualidade das letras afiadas, a banda mira naquilo que falta no brasileiro e afirma que "por pouco" não somos e temos mais. Ironia e perspicácia: "O temperamento latino é fogo"; "Vai ter boa intenção assim no inferno"; "Votamos no quase honesto pois quase acreditamos nele".
"Meu esquema" é lírica. Canta a musa galega: aquela que com sua energia mantém o sujeito da canção no ar das delícias. Como tudo no Brasil (para bem e para o mal) se reduz a futebol, as metáforas e comparações da letra são extraídas do universo futebolístico: no ápice da impossibilidade de dizer o que a musa representa para si, o sujeito arremata: "Ela é Rivaldo Maravilha mandando um gol".
O ouvinte vai conhecendo a princesa galega aos poucos, passeando pelo (junto com o) esquema rítmico e pictural do sujeito que canta. Ela é ela e é tudo: ele tenta descrevê-la mas, chapado no que vê e curte (ela é um curso de anatomia e playcenter) não dá (as palavras são insuficientes) para dizer o que é estar com ela.
O sujeito de "Meu esquema" circula a sua fulô com pétalas-metáforas que a compõem e lhe dão vida na imaginação do ouvinte. Assim como ela (história dele) dá vida ao sujeito. Eis o esquema de sedução engendrado por ele.

Meu esquema
(Fred Zero Quatro)

Ela é meu treino de futebol
Ela é meu domingão de sol
Ela é meu esquema

Ela é meu concerto de rock'roll
Nação, minha torcida gritando gol
Minha Ipanema

Ela é meu curso de anatomia
Ela é meu retiro espiritual
Ela é minha história

Ela é meu desfile internacional
Ela é meu bloco de carnaval
Minha evolução

Galega
Tento descrever o que é estar com você

Princesa
Todos vão saber que eu estou muito bem com você

Ela é minha ilha da fantasia
A mais avançada das terapias
Meu playcenter

Ela é minha pista alucinada
A mais concorrida das baladas
Meu inferninho

Ela é meu esporte radical
Poderosa, viciante, mas não faz mal
Meu docinho

Ela é o que meu médico receitou
Rivaldo Maravilha mandando um gol
Minha chapação

Galega
Nem dá pra dizer o que é estar com você

Princesa
Todo mundo vê que eu sou mais

Nenhum comentário: