Pesquisar canções e/ou artistas

29 setembro 2010

272. Por toda a minha vida

Mais uma parceria de sucesso e de apruro estético de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, "Por toda a minha vida" é puro êxtase: uma canção tão linda que qualquer palavra sobre ela corre o risco de maculá-la.
A interpretação de Elis Regina, recuperada em cena arrebatadora do filme Fale com ela, do cineasta Pedro Almodovar, é a mais conhecida e realmente bela: cria a empatia precisa com o ouvinte, pelo clima imbricado entre a voz da cantora e a mensagem cantada.
Mas há outra interpretação, não menos encantadora: No disco Nana Caymmi e Cesar Camargo Mariano - voz e suor (1983) Nana Caymmi, com sua voz ímpar e inconfundível, dá voz à uma das juras de amor mais viscerais (entrega e abandono de si) que temos notícias. Nana, que, com sua voz, caminha sobre a união entre paixão e técnica, encontra o aporte que a canção exige.
Esta canção é só pra dizer e diz: "eu sou tua, por toda a minha vida". O sujeito da canção, feminino, canta o juramento da fidelidade eterna ao seu bem-amado. A canção começa dizendo a que veio e alcança sua meta.
Deste modo, "Por toda a minha vida" é metacanção, pois se desdobra para dentro de si (explica-se a si mesma), assim como o sujeito que canta também o faz. O recurso de falar de si esconde e almeja o desejo de tocar o outro: o ouvinte, que, no fundo, é o destinário: que é quem se encanta e aquece a vida com a canção.
Ao proclamar o amor, na segunda parte da canção, o sujeito reafirma algo que vem se desenvolvendo desde o início da canção (através da interjeição "ah" que, no caso, intensifica a doação de si): enquanto canta o sujeito sustenta o seu amor, na vida. Portanto, cantar a vida do outro é dar a vida ao outro: o destinatáro sabe que existirá por toda a vida do sujeito, que lhe sustentará na voz.

***

Por toda minha vida
(Antonio Carlos Jobim / Vinícius de Moraes)

Ah meu bem-amado
Quero fazer de um juramento
Uma canção
Eu prometo
Por toda minha vida
Ser somente tua
E amar-te como nunca
Ninguém jamais amou ninguém

Ah meu bem-amado
Estrela pura aparecida
Eu te amo
E te proclamo
O meu amor, o meu amor
Maior que tudo o quanto existe
Ah, meu amor

Um comentário:

Pepe Donato disse...

Este é um blog legal e divertido como uma boa prosa entre amigos. Vou divulgar e recomendar aos meus alunos.
Mas, como faço pra te enviar um email, Leonardo?
Pepe Donato