Pesquisar canções e/ou artistas

14 setembro 2010

257. Garotos II: o outro lado

"Garotos II: o outro lado", de Leoni, é um canto paralelo: resposta amorosa, porque percorre ponto por ponto, à canção "Garotos", de Leoni e Paula Toller. Enquanto esta, com seus versos iniciais que dizem que "garotos gostam de iludir", é interpretada por Toller, aquela é interpretada, porque resposta, por Leoni (Leoni, 1993).
Fica difícil ouvir uma sem ligar aos sentidos que a outra sugere: sem estabelecer o diálogo entre as personagens. E esta ligação só acrescenta à imaginação do ouvinte. Se em "Garotos" uma voz feminina reclama as atitudes do outro (dos garotos, portanto, generalizando: colocando todos no mesmo estado), em "Garotos II" uma voz masculina desenha o estado de vassalagem (palhaço seguindo passos) ao qual se deixa estar, quando estar perto de (uma) mulher.
É esta mulher, aliás, quem lhe faz garoto: quem lhe restitui a criança adormecida pela brutalidade da existência. Esta voz não se envergonha, nem se limita, no gesto de deixar claro o poder que a mulher tem sobre o sujeito. Este usa o recurso da passionalização, voz baixa, quase nenhuma percussão e ritmo lento, para marcar seu estado de profunda entrega à mulher.
Tudo nela atrai o sujeito. O envolvimento sinestésico (pelos sete buracos da cabeça do sujeito) é arrebatador, porém, tranquilo, leve como um sopro de vida, diante do bafo quente da solidão humana. Para o ouvinte, perceber este movimento de recusa-de-si a fim valorizar a amada amante irresistível, é comovente.
Os detalhes da mulher, que geram a desimportância do sujeito consigo mesmo, são proliferados em percurso sonoro que tenta retribuir, à mulher, a afirmação existencial: um providencial coro remete o ouvinte ao canto de vida/morte das sereias, entrando em comunhão com o canto do próprio sujeito da canção: um cantando a vida para o outro.
Se os outros, cantados em "Garotos", escondem o que mais querem, o sujeito de "Garotos II" tira os véus, remove o talvez e nunca diz não: ele quer (sim) esta menina tão mulher (senhora de si e dele) que lhe canta a vida, tornando o sujeito garoto, de novo e sempre, sem romance de estação.

***

Garotos II: o outro lado
(Leoni)

Seus olhos e seus olhares
Milhares de tentações
Meninas são tão mulheres
Seus truques e confusões
Se espalham pelos pêlos
Boca e cabelo
Peitos e poses e apelos
Me agarram pelas pernas
Certas mulheres como você
Me levam sempre onde querem

Garotos não resistem
Aos seus mistérios
Garotos nunca dizem não
Garotos como eu
Sempre tão espertos
Perto de uma mulher
São só garotos

Seus dentes e seus sorrisos
Mastigam meu corpo e juízo
Devoram os meus sentidos
Eu já não me importo comigo
Então são mãos e braços
Beijos e abraços
Pele, barriga e seus laços
São armadilhas e eu
não sei o que faço
Aqui de palhaço
Seguindo seus passos

Nenhum comentário: