Pesquisar canções e/ou artistas

11 junho 2010

162. Estéreo

Para Marcelo Santos

Preta Gil é uma showoman: sabe usar bem a voz que tem; faz uso de suas habilidades de atriz e apresentadora nos shows; e tem um carisma incrível que lhe permite a empatia fácil. Suas apresentações são sempre únicas, regadas com (auto)humor e afirmação da alegria. Rola uma energia de intimidade que (de fato) parece que todos os presentes no show "já são de casa".
A impressão que se tem é que Preta (seja qual foi o tamanho da plateia e do espaço do show) está inteira no palco; ela põe o quanto é, no mínimo que faz: como se embalasse um Maracanã lotado. Essa sensação de verdade, tão incomum em tempos de celebridades fakes, é, sem dúvida, um diferencial na entertainer Preta Gil. Ela diverte e se diverte: trata bem até quem chega de penetra.
Cria tropicalista, Preta usa e abusa dos recursos que as várias sonoridades do Brasil (e além) lhe oferecem - "Tudo me interessa / tudo tem mistério". Mas é nos estratos populares, aqueles que muitas vezes ficam esquecidos pelas grandes gravadoras (e veículos mediáticos), que a cantora investe para enriquecer uma obra pautada na ideia de enfrentar as porradas da vida com o peito aberto. Em um país como o nosso, em que as "minorias" não encontram facilmente ecos de suas questões existenciais, a presença de Preta Gil é uma brisa.
A dobradinha com as composições de Ana Carolina tem rendido bons resultados. Depois do sucesso "Sinais de fogo" (do primeiro disco de Preta, em 2003), "Estéreo" (Noite Preta ao vivo, 2010) tem tirado o pé de muita gente do chão.
"Estéreo", tem mensagem direta: é o canto de um tipo de amor almejado no mundo contemporâneo. Ou seja, como diz o sujeito da letra "eu ponho quem eu quero aqui no meu colchão e se não me abalou eu trato de esquecer". O sujeito está com o outro porque quer, daí não aceitar cobranças ("não venha grudar não"): ame e deixe livre para amar.
Seja como for, quem vai ao show de Preta Gil, e se permite deixar que o corpo seja tocado pela sinestesia intencionada pela cantora, não consegue esquecer: é vida mais real.

***

Estéreo (Ana Carolina)

Só vou te contar porquê você ja é de casa
Eu tenho um lado doce que quase ninguém vê
Se dou festa, trato bem até quem chega de penetra
Quem me beija não consegue me esquecer

Tudo me interessa
Tudo tem mistério
Sou devota da paixão
Menina e menino
Pego em estéreo
Mas não venha grudar, não

Ja tá totalmente sem noção
Ligar de madrugada pra me aborrecer
Depois de me ganhar você quer me perder

Eu ponho quem eu quero aqui no meu colchão
E se não dá valor eu trato de esquecer
É que eu também sou feita de deixar de ser

3 comentários:

Joana Maria disse...

muito boa esta "propanálise" (propaganda em forma de análise) da Preta. Eu q já sou fã de carteirinha, me senti no seu show, bem "em ksa". Preta é minha irmã gêmea!!

Marcelo disse...

Leo querido, adorei adorei, adoro a música com Preta e tudo. E o seu texto dedicado muito mais. Pra mim tudo me interessa e tem mistério.

bj e tudo de bom pra nós todos,

M.

Renato Duarte disse...

ahazou no texto Achei mais que Chic...