Pesquisar canções e/ou artistas

07 março 2010

66. Vamos viver

Sem o compromisso com a ideologia coletiva da banda Paralamas do sucesso, no projeto solo O som do sim (2000), Herbert cria canções mais intimistas e não menos cativantes. As letras criam utopias singulares e esperanças singulares: Viver só de amor, por exemplo.
Pela mesma fresta por onde entra o sol, entra a chuva. Esta ideia permeia toda a canção "Vamos viver", de Herbert Vianna. As fontes de energia são as mesmas, o resultado é que depende do indivíduo.
A canção "Vamos viver" mostra a ideologia (afinal alguns precisam de uma para viver) de um sujeito que sabe que para mudar o mundo, precisa mudar a si próprio. Parece óbvio, mas nem sempre faz sentido. Os apelos e as cobranças cotidianos turvam tudo.
O sujeito pede trégua ao mundo caótico, começando pelos detalhes insignificantes (a metáfora "lavando os pratos" é clara). Mas ele sabe que esta não é uma empreitada para se fazer sozinho, por isso o "vamos", o convite sedutor.
Os vocalizes meio gospel de Sandra de Sá intensificam o desejo redentor do sujeito de "Vamos viver". Ela dá o tom que a mensagem pede: forte, incisiva e encantatória. Para tanto, urge "arrumar os discos numa prateleira", ou seja, qualificar as canções espalhadas pela vida (casa) afora e compor a própria antologia (coletânea) de si.
Fazer do amor o motor da luz, depende nós. É preciso dizer sim à vida. Estar aberto. "Não pôr trancas" é outra boa metáfora. Sem pieguice, Herbert Vianna mostra isso, com graça e bom resultado.

***

Vamos viver
(Herbert Vianna)

Vamos consertar o mundo
Vamos começar lavando os pratos
Nos ajudar uns aos outros
Me deixe amarrar os seus sapatos
Vamos acabar com a dor
E arrumar os discos numa prateleira
Vamos viver só de amor
Que o aluguel venceu na terça-feira

O sonho agora é real
E a chuva cai por uma fresta no telhado
Por onde também passa o sol
Hoje é dia de supermercado

Vamos viver só de amor

E não ter que pensar, pensar
No que está faltando, no que sobra
Nunca mais ter que lembrar, lembrar
De pôr travas e trancas nas portas

Nenhum comentário: