Pesquisar canções e/ou artistas

14 maio 2010

134. Tola foi você

Angela Ro Ro soube usar a herança vocal de Maysa e adequar a canção do transbordamento do sujeito à sua voz (docemente) rouca. Já no primeiro disco, Angela Ro Ro (1979), ela emplacou sucessos que entraram para a discografia básica da canção brasileira. "Tola foi você" é um deles.
A canção de mensagem direta, sem meias palavras, é o canto do sujeito que conseguiu "sublimar" o desprezo do outro. Este, que nunca entendeu o valor de um simples carinho, ouve a gota d'agua se transformar em sangue e transbordar. A fogueira se apagou e o mel açucarou, endureceu. De todo modo, a vida é mesmo assim e o sujeito agradece.
"Agora veja bem, o mal é vai e vem, só esperar", é o esconjuro final do afeto que existiu. Como "dois bicudos não se beijam" (será?), o sujeito acreditou que as diferenças pudessem unir os dois. Pura ilusão que propiciou a auto descoberta (as mudanças de conduta) dele. Ele, ao passar pela "prova de amor", sai fortalecido e lúcido. Ele deu seu quinhão de vida à relação: o amor.
A melodia blues, expressiva e repetitiva, adensa a impetuosidade (escandalosa - coração aberto, e prudente - felicidade perto) do sujeito, que conclui: "Sou toda amor".
Ou seja, apesar de você, só o amor é real e possível. Eis a emissão sonora que mais dói em quem ouve "Tola foi você".

***

Tola foi você (Ângela Rô Rô)

Tola foi você ao me abandonar
Desprezando tanto amor que eu tinha a dar
Agora veja bem, o mal é vai e vem
Só esperar

E se eu mudei devo à você
Todo desamor que a vida me ensinou
Coração aberto, felicidade perto
Sou toda amor

Agradeço tanto, agradeço por você
Não ser do jeito que eu sou
Agradeço tanto, agradeço por você
Não ter me dado o seu amor

Um comentário:

Roberta disse...

Leonardo,

Ouvi indicação do seu blog na Paradiso FM e está de parabéns! Para que adora MPB como eu, é um prato cheio!
Sds,